Quinta-Feira, 18 Dezembro 2014
Área dos Pais:      
Imprimir E-mail

BERÇÁRIO


Uma proposta educacional consistente baseada em princípios de SERIEDADE, COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO vem sendo desenvolvida em nossa escola ao longo de 30 anos. Ela se concretiza nas atividades diárias que visam o desenvolvimento harmônico das potencialidades do bebê. Cuidados afetivos, estéticos, higiênicos, psicológicos, pedagógicos e nutricionais provêm nosso berçário de condições para atender às particulares exigências desta etapa do desenvolvimento.

 

Espaço Físico

Nosso berçário foi especialmente projetado para atender em seus diversos ambientes, bebês de 4 a 12 meses, garantindo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. Um ambiente aconchegante, arejado, seguro e, ao mesmo tempo, cheio de estímulos, permite ao bebê aventurar-se nele, descobri-lo, descobrir-se e descobrir aos outros.

Contamos com um plano de prevenção de acidentes que oferece piso emborrachado nas salas de estimulação, tomadas fora do alcance dos bebês, ausência de brinquedos com peças pequenas e de objetos perfurantes.

As salas possuem visores para observação das crianças.

Através do sistema de câmeras, direção e coordenação monitoram o ambiente em tempo integral. As câmeras estão espalhadas pelas diversas salas do berçário, permitindo maior tranquilidade aos pais, já que são filmados todos os momentos de atividades dos bebês.

A circulação é restrita aos profissionais da área e aos pais em visita a seus filhos durante o período de adaptação. As berçaristas utilizam sapatilhas cirúrgicas, mantendo a higiene do piso.

O berçário possui áreas separadas para amamentação, descanso, higiene, confecção dos alimentos, alimentação, banho de sol e estimulação dos bebês.

Para garantir conforto térmico aos bebês, o berçário possui sistema de aquecedores acionados nos dias frios e de ventilação nos dias quentes.

 

 

Alimentação

Planejada pela Nutricionista, a dieta objetiva suprir as necessidades nutricionais para manutenção da vida e da saúde dos bebês, respeitando e obedecendo a individualidade de cada um. Preparada com ingredientes frescos e de qualidade, a dieta segue um cardápio próprio para cada fase do desenvolvimento de forma saudável, natural e nutritiva.

Oferecemos as refeições principais em salas adequadas para alimentação. Almoço, jantar e lanches conforme a permanência e as necessidades da criança incluindo, gradativamente, alimentos sólidos e sopas. Desta forma atendendo também a fase de transição alimentar da criança.

Para controle da família é anotado na agenda escolar todos os dados sobre a alimentação, como quantidade e aceitação ou não de determinado alimento.

 

Fisioterapia para os Bebês

A Pré-Escola Porto Seguro conta com o serviço de fisioterapia para os bebês.

Quais os ganhos que o seu filho terá com a fisioterapia na escola?

Sabe-se que a partir do nascimento, sob o aspecto anatômico, o ser humano apresenta quase toda a estrutura do sistema nervoso formada, porém as conexões funcionais entre as células nervosas, os neurônios, permanecem “inativas”, pois não foram estabelecidas determinadas atividades cerebrais que pudessem desencadear as necessárias conexões ou sinapses.

O processo de amadurecimento permite que a quantidade e a qualidade das aprendizagens alcançadas pela criança seja maior. Porém, o amadurecimento cortical somente ocorrerá por meio das experiências diversas que forem vivenciadas e captadas pela criança através dos estímulos ambientais.

Assim sendo, os programas de estimulação precoce orientam e aprimoram o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, sendo de fundamental importância sua aplicabilidade nos primeiros anos de vida.

No decorrer do trabalho da fisioterapia na escola inicialmente será avaliado o desenvolvimento motor das crianças, na sequência serão desenvolvidos programas de estimulação, visando aprimorar os aspectos motores e assim melhorando também o desenvolvimento cortical das crianças. A estimulação é realizada de maneira lúdica e adaptada de acordo com a faixa etária. Também faz parte deste trabalho a orientação às atendentes, professoras e pais a respeito do desenvolvimento motor infantil.

 

 

Turmas

As turmas são subdivididas em:

Berçário 1: de 4 meses à fase em que o bebê começa a andar

Berçário 2: bebês bípedes até andar com firmeza e rapidez

 

Documentação para Matrícula

- Ficha de matrícula preenchida

- Ficha informativa preenchida

- Ficha médica preenchida

- Fotocópia da Certidão de Nascimento

- Fotocópia do Certificado de Vacinação

- Contrato de Prestação de Serviços assinado

- Fotocópia de RG e CPF do responsável

 

Visite-nos

Venha conhecer nossa estrutura de Berçário. Você é muito bem-vindo(a) em nossa escola.